quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Residencial Terapêutico Morada São Pedro

Em  2002 o Governo do Estado/RS  através  das Secretaria  Especial da  Habitação  e  Saúde,  iniciou  a construção  do Projeto Morada São Pedro, bem  como  a construção  de  36 SRTs para 144 moradores do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Em 30/12/02 foram ocupados os primeiros SRTs com  Moradores egressos do HPSP.




Um comentário:

  1. A implantação dos Serviços Residenciais Terapêuticos, atenta para viabilização e defesa dos novos marcos conceituais da atenção em saúde mental, propondo um conjunto de dispositivos sanitários e sócio culturais que partem de uma visão integrada das várias dimensões da vida, bem como em diferentes e múltiplos âmbitos de intervenção
    Esta nossa experiência de trabalho, a qual implica atenção ao usuário diretamente na comunidade onde ele reside, tem nos revelado um cenário de múltiplas possibilidades e dificuldades no confronto com a lógica manicomial, exigindo dos trabalhadores, além do confronto com a loucura, o embate com a materialização da lógica excludente com que tem convivido a sociedade brasileira ao longo de sua história. A grande diferença é que todos nós, moradores e trabalhadores, estamos sendo protagonistas deste movimento de habitar a cidade. (Vera Resende, 2008)

    ResponderExcluir